"Bem-Vindo à Casa da Imaginação"

BIBLIOTECA DOM BARRETO

Nossos projetos são elaborados pensando na Biblioteca Escolar como um órgão fundamental no desenvolvimento intelectual e cultural dos alunos para que através da pesquisa haja um reforço de aprendizagem e, também, um estímulo para o hábito e o prazer que a leitura proporciona.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda-feira a sexta-feira - 07h30min as 17h30min

PÚBLICO

Atende a toda comunidade Dom Barreto: alunos, professores, pais e funcionários.

HISTÓRICO

A Biblioteca Dom Barreto foi inaugurada em 1953, mesmo ano da fundação do Colégio, e recebeu esse nome em homenagem ao Bispo Dom Francisco de Campos Barreto, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, Patrono do Colégio. Essa congregação é a mantenedora do Colégio Dom Barreto.
Naquela época, foi instalada provisoriamente em uma sala com armários e mesas para 15 alunos. E dispunha de livros direcionados ao curso secundário, alcançando o número de 544 volumes.
Hoje a nossa Biblioteca funciona no 1º andar, em um espaço especialmente projetado para ela.

ESPAÇO FÍSICO

Instalada em um amplo espaço físico, o que possibilita um ambiente agradável para leitura, estudo e pesquisas.
Cantinho da leitura – um espaço lúdico e confortável tornando a “Hora do Conto” muito mais atraente, prazerosa e significativa, contribuindo para o desenvolvimento da oralidade e da imaginação.
Murais temáticos - pretendem mostrar um pouco do ambiente mágico das histórias, sendo trocados periodicamente, diversificando os temas(conteúdos \ datas comemorativas), sempre numa ação entre as diferentes áreas disciplinares.

ACERVO

A Biblioteca possui um acervo constituído por: aproximadamente 16 mil exemplares.

•  Livros : Enciclopédias, Dicionários, Coleções, Obras Literárias, Didáticas e Paradidáticas em língua portuguesa, inglesa e espanhola.

•  Periódicos : revistas e jornais.

•  Hemeroteca : Coleção de artigos de jornais.

Empréstimo ágil por meio da leitura do código de barras. Um suporte tecnológico atualizado, uma bibliotecária e uma assistente.

A CONSULTA AO ACERVO DA BIBLIOTECA MUDOU. A PARTIR DE AGORA O ACESSO SERÁ PELO PORTAL EDUCACIONAL

PROJETOS

Além de pesquisas, estudos e aulas temáticas, a Biblioteca oferece para Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, o projeto “Conhecendo Escritores na Biblioteca”.
Esse projeto mostra escritores, sua vida e obra com a finalidade de criar o hábito em nossos alunos da prática constante e indispensávelda leitura.

ACONTECIMENTOS NA BIBLIOTECA

Conhecendo Escritores na Biblioteca
Monteiro Lobato

Mês do Folclore