Colégio
Cursos
Informática
Alunos e Responsáveis Área restrita
Ex-alunos

 

 

 

 

24/10/2005 - Estudo do Meio das 4ªs séries do E.F.

Estudo do meio : trata-se de uma atividade extra-classe que procura aprofundar e reforçar os conteúdos vistos na aula. Essa proposta teve como origem os trabalhos de um educador francês chamado Freinet (1896-1966), que usava o termo “aula das coisas” ou “aula-passeio” para falar sobre a aprendizagem além dos limites da escola. Freinet realizava estudos do meio com seus alunos e dizia que se pode aprender mais a partir da própria experiência.

As 4ªs séries do EF realizaram um estudo do meio em Itu, no dia 21/10/2005, durante todo o dia. Estiveram na Fazenda Santo Antônio da Bela Vista e no Centro Histórico , onde tiveram a oportunidade de conhecer a história da cidade e visitar o Museu Republicano Convenção de Itu .

Na fazenda, acompanharam todo o processo pelo qual o café passa antes de chegar à nossa mesa: Do cafezal ao cafezinho .

No centro histórico de Itu e no Museu Republicano, conheceram um pouco da história da cidade, do Brasil Império, dos bandeirantes, da busca de ouro e pedras preciosas pelo interior paulista, e muito mais.
Todo o estudo foi monitorado por profissionais capacitados a dar todas as informações necessárias sobre o assunto, de forma a esclarecer e enriquecer os conhecimentos de nossos alunos.

Confiram as fotos...


Chegando na Fazenda Bela Vista - Itu

Café da manhã

Abanação dos grãos de café

Derriça no pano

Palestra

Lavagem dos grãos

Espalhando os grãos no terreiro

Para secagem natural

Formando leiras

Formando leiras

Monitoria especializada

Beneficiamento dos grãos na tulha

Verificando a seleção dos grãos

Palestra com Eng. Agrônoma

Processo do café em coco ao pó

Torragem

Almoço

Almoço

Almoço

Centro histórico de Itu

Igreja Nosso Senhor do Bom Jesus

Interior da Igreja

Interior da Igreja

Nossa Senhora da Candelária

Interior da Igreja

Teto pintado a mão

Semelhança com o emblema do colégio

Orelhão de Itu

Semáforo

Matriz

Museu Republicano - Convenção de Itu 1923
Os azulejos pintados contam a história da mudança
do Brasil Colônia para República

Interior da Igreja Matriz

Prof. Fátima e Izabel no "Cadeirão de Itu"

Loja de lembranças gigantes de Itu